V ENCONTRO NACIONAL DA REDE BRASILEIRA DE TEATRO DE RUA



O V ENCONTRO NACIONAL DA REDE BRASILEIRA DE TEATRO DE RUA foi realizado pela Rede Estadual de Teatro de Rua do Rio de Janeiro, nos dias 20, 21 e 22 de abril de 2009, na Aldeia de Arcozelo, em Paty do Alferes, RJ.
A comissão organizadora foi formada por Ana Luisa Cardoso, Lilian Moraes e Richard Riguetti. Contou com a presença de mais de 70 articuladores dos Estados do RJ, SP, MG, PA, RR, RD, AC, RN, AL, RS, MA, AC, CE, ES, BA e PR. Foram estabelecidas parcerias com a Funarte (cessão de espaço físico, verba de R$ 6.000,00, transporte ida e volta), Ministério da Cultura (cessão de 15 passagens aéreas) e apoio cultural da Casa Paschoal Carlos Magno (hospedagem), restaurante Espírito Santa (alimentação), Companhia Carioca (empréstimo de louças), J. Michelli Lacis (criação de flyer eletrônico). Cerca de 25 grupos de teatro de rua de todas as regiões do Brasil estiveram presentes neste Encontro, com aproximadamente 22 horas de reuniões.
A RETRRJ ressalta a importância deste Encontro ter sido realizado na Aldeia de Arcozelo, artistas do Brasil puderam conhecer e utilizar este grande patrimônio tão propício para finalidades como esta.
A comissão organizadora faz questão de reconhecer o total apoio vindo da direção de Artes Cênicas, Sr Marcelo Bones e a equipe empenhada da Coordenação de Teatro que demonstraram esforços para a realização do V Encontro Da Rede Brasileira de Teatro de Rua. E a atenção, o carinho e disponibilidade recebida pela eficiente e prestativa administração da Aldeia de Arcozelo: Elenice dos Santos, Djalma da Conceição e Aluisio José de Medeiros, que tão dedicadamente mantém a Aldeia, deixando o Brasil se sentir em casa, preservando assim, o desejo de Paschoal Carlos Magno e Martinho de Carvalho.

TEMPO de organização, preparação e realização: 3 meses ( Janeiro, Março e Abril).

No período de pré- produção, foram realizadas reuniões na Rede Estadual para a confirmação e comprometimento dos seus articuladores na organização do Encontro Nacional de artistas e fazedores do teatro de Rua.
Organização de comissões: preparação e produção do Encontro e formulação e edição da 1ª Revista da Rede do RJ a ser lançada no Encontro.
Solicitação de apoio ao Encontro para a Coordenação de Teatro da Funarte.
Articulação com a administração da Aldeia de Arcozelo, estabelecendo contatos, informações e ações.
Solicitação de passagens aéreas ao Minc, através do Sr Gustavo Vidigal conforme seu conhecimento quando esteve presente em reunião no IV Encontro em SP.
Solicitação de apoio às Secretarias Municipais de Agricultura, Educação, Cultura e Turismo de Paty do Alferes.
Formulação de documentos e contratação de firma para produção.
Contratação de Dª Conceição (cozinheira do próprio Paschoal Carlos Magno) e equipe para cozinha.

Foram realizadas 3 visitas a Aldeia de Arcozelo:

1. Em 29/01/2009 - Ana Luisa Cardoso, articuladora da rede Rio, convidada pelo recém nomeado Diretor de Artes Cênicas, Sr.Marcelo Bones que atendeu sua solicitação, acompanhou a equipe da Funarte - Coordenadoria de Teatro e Dança – na 1º visita desta coordenação, para avaliação e condições do local. Confirmando o apoio desta direção para a realização do Encontro do Teatro de Rua na Aldeia de Arcozelo.

2. Em 03/04/ 2009 - realizada pelas integrantes da comissão Lilian Moraes e Ana Luisa, para reuniões (marcadas anteriormente) com as Secretarias de Turismo e Cultura, Educação e Agricultura para estabelecer contatos e solicitar apoio com divulgação, alimentação e mão de obra.

3. Em 17/04 – Os articuladores Richard Riguetti e Ana Luisa para o mapear os locais das atividades e organizar e relacionar os dormitórios com o número confirmado dos participantes, juntamente com a administradora da Aldeia Srª Elenice. E entrega de materiais adquiridos pela produção para cozinha e dormitórios, além de compras de alimentos realizadas no Mercado de Arcozelo situado ao lado da Aldeia, que facilitou trocas, entregas de mercadorias e desconto de 10% no valor total.

Dia 19 de abril, véspera do Encontro

Na cidade do Rio de Janeiro:
Chegada de 11 articuladores dos Estados de MG, PA, RR, RD, AC, RN, AL, RS, MA e AC, durante todo o dia, no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Foram recebidos pelos articuladores da Rede Rio – Richard Riguetti, Lilian Moraes, Marcondes Mesqueu e Filipe Farinha, que levaram para o almoço e jantar no Restaurante Espírito Santa, em Santa Tereza, perto da Casa Paschoal Carlos Magno, onde ficaram hospedados.
Na Aldeia de Arcozelo:
Ana Luisa pernoitasse na Aldeia para receber os articuladores de São Paulo que chegaram de ônibus, contratado por eles, às 8 h da manhã. É importante ressaltar que a articuladora foi muito bem recebida pelos funcionários que fazem a segurança do local.

20 de abril - PRIMEIRO DIA DO ENCONTRO
Na cidade do Rio de Janeiro:
Ponto marcado para saída do ônibus contratado pela Funarte - estacionamento do prédio Gustavo Capanema (Funarte), Centro, RJ. Hora marcada da partida: 10hs.

Chegada de 06 articuladores dos Estados de CE, MG, ES, BA e PR, no período da manhã, no Aeroporto Internacional Tom Jobim, juntos foram para o ponto de encontro – prédio Gustavo Capanema.

9h - Encontro de 42 articuladores da Rede Estadual de Teatro de Rua do Rio de Janeiro e da RBTR no pátio do prédio Gustavo Capanema- Funarte, Centro do Rio, com a articuladora Lilian Moraes da comissão de produção.
O diretor de Artes Cênicas, Marcelo Bones e o Coordenador de Circo, Marcos Teixeira foram ao encontro do grupo para dar boas vindas. A funcionária Vivian esteve presente com os relatórios de viagem da Funarte, solicitando a assinatura de todos os articuladores.

11h30min - embarque dos articuladores devido a um atraso do motorista. Durante a viagem Rio x Arcozelo, por diversas vezes, o motorista perdeu-se no caminho, provocando um atraso ainda maior na viagem.

Na Aldeia:
8h – Chegada de 22 articuladores de São Paulo, integrantes dos grupos Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo, Buraco do Oráculo, Cia do Miolo, Como Lá em Casa, Trupe Olho da Rua, Fórum de Cultura Butantã, Cooperativa Paulista de teatro, Cia Eureka, A Brava, em transporte próprio. Foram recebidos pela articuladora Ana Luisa que encaminhou ao dormitório A com 05 quartos, contendo total de 26 camas, e no hall de entrada do dormitório foi disponibilizado água mineral e café.
Compras foram providenciadas no Supermercado Arcozelo.

9h30min. - Chegada do articulador Richard Riguetti trazendo 2 articuladores do RJ, Edmilson Santini e Maria José, integrantes do Teatro em Cordel e 01 articulador do Acre, Juliano Augusto (Grupo Vivarte), em transporte próprio.

A sala da administração da Aldeia foi usada para escritório do Encontro, sendo equipada com materiais de informática e multimídia (computador, impressora, filmadora, projetor), emprestados pelo grupo Off-Sina, já que a Aldeia não dispõe desta infra estrutura. Sugestão para que equipamentos de informática (com alta resistência) sejam providenciados.

14h. - Chegada do ônibus com 42 articuladores da Rede Estadual de Teatro de Rua e da RBTR.

INÍCIO do V ENCONTRO DA RBTR:


1º dia - 20 de abril.
Pauta: Abertura do V Encontro pelo Teatro em Cordel. Apresentação dos articuladores. Leituras das cartas BA e SP.

14h - A abertura do V Encontro da RBTR aconteceu com a apresentação do “Cordel da Rede”, cordel criado pelo articulador Edmilson Santini (Teatro em Cordel), especialmente para a ocasião. CORDEL em anexo.
Em seguida, foram lidas as cartas da RBTR produzidas no I Encontro realizado em Salvador (BA) e no IV Encontro realizado em São Paulo (SP).
Dinâmica de apresentação dos Articuladores numa grande roda, no Anfiteatro Itália Fausta. Entrega dos “patuás” (crachás).

Almoço – 15h às 16h

16h às 20h – Realização da 1ª reunião – Pauta: Organização e Mobilização das Redes e/ou Movimentos em cada Estado.

Jantar – 20 às 21h

21h - Lançamento da I Edição da Revista da Rede Estadual de Teatro de Rua do RJ, jornal dos grupos Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo (SP), Buraco do Oráculo (SP) e Oigalê (RS). Exemplares em anexo.

2º dia : 21 de abril

9h às 13h – Realização da 2ª reunião – Pauta: Desdobramento das Ações realizadas em cada Estado após o IV Encontro.
Ao fim desta reunião, a presença do Sr Marcelo Mourão – Diretor da FETAERJ e presidente da Associação dos Amigos da Aldeia de Arcozelo, contou um pouco da historia da Aldeia e da luta dos Associados para a preservação do sonho de Paschoal. Terminou com uma homenagem a Martinho de Carvalho, grande empreendedor da preservação e restauração da Aldeia e da história de Paschoal Carlos Magno, entregando o troféu Paschoalino à sua filha, Ana Luisa Cardoso.

Almoço: 13 às 15h.

15h às 19h – Realização da 3ª reunião – Pauta: POLITICAS PUBLICAS para o Teatro de Rua.
Continuação da discussão sobre o funcionamento da Rede e articuladores sem representatividade individual.

Jantar: 19h às 20h

20 às 23h - Realização da 4ª reunião: Políticas Públicas para o Teatro. Intercâmbio.

3º dia: 22 de abril – Último dia do Encontro.
9h – Diretrizes e encaminhamentos para ações futuras. Criação e Leitura da Carta para aprovação do coletivo presente. Carta em Anexo.

12h30min – Almoço

14h30 - saída do ônibus para o Rio de Janeiro e para São Paulo.
O ônibus chegou na hora marcada, viagem tranqüila para o Rio de Janeiro. Gentilmente o mesmo motorista facilitou o caminho para alguns articuladores que iriam para o aeroporto e rodoviária.

17h 30min – Chegada do ônibus no estacionamento do prédio Gustavo Capanema (Funarte), Centro, RJ. Despedidas: “até outubro no Acre”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário