Nos dias 12 e 13 de junho, na Cidade de Arneiroz, Ceará, aconteceu o 1° Encontro Estadual da Rede de Teatro de Rua do Ceará, tivemos 51 artistas, que participaram ativamente de uma série de reuniões. Como bem sabem todos os que já ouviram algo sobre o Ceará, por vezes tivemos problemas de articulação. Mas agora a conversa é outra. Uma série de reuniões aconteceu após meu retorno da ALDEIA DE ARCOZELO, conseguimos articular nossa participação no IV Festival dos Inhamuns - Circo, Bonecos e Artes de Rua.
O MOMENTO É OUTRO.
Diferente de somente ficarmos como "ilhas flutuantes" agora nos encontramos. Ampliamos nosso contato enquanto artistas, saimos daquela motivação que muitos alimentam, de somente nos encontrar para apresentar espetáculos, numa mostra ou num evento. Claro que a apresentação de nossos espetáculos justifca nossa existência. Mas estávamos juntos para pensarmos nosso trabalho e como ele deverá estar politicamente inserido. Algo difícil, ainda mais se falamos do ranço que temos com os movimentos teatrais em nosso Estado.
O IV Festival dos Inhamuns - Circo, Bonecos e Artes de Rua foi organizado por um grupo de teatro de Rua, chamado ARTE JUCA, dirigido por Robson Cavalcante, e composto por adoráveis atores e atrizes. Eles fizeram a produção e ainda tiveram tempo pra acompanhar o Encontro da Rede.
Tivemos atores e atrizes de vários cantos do Ceará, e ainda a pertinente participação de Licko Turle, diga-se de passam alguém indispensável num momento como este que estamos vivendo no Ceará. Claro que queria muito que tivéssemos muitos de outros Estados, mas vamos caminhando, já já o Brasil todo passa por aqui.
Este encontro da Rede foi resultado de uma articulação que conseguimos junto a Secretaria de Cultura do Estado, um ônibus, alimentação e hospedagem para 45 artistas realizarem o 1° Encontro da Rede. Saimos de Fortaleza e já no meio do caminho, ainda no ônibus, fizemos nossa 1ª reunião. Sim, sobre 4 rodas e entrando pelo Sertão, estávamos lá, conversando sobre nossa pauta e como seguiria nossa rotina diária no Festival.
Já em Arneiroz (cidade que nos recebeu) fizemos nosso encontros no Salão Paroquial da Cidade. Uma grande roda com jovens e veteranos artistas. Distribuímos nossa Carta de Arcozelo, conversamos sobre as diretrizes da REDE BRASILEIRA DE TEATRO DE RUA, sobre o que é esta REDE, sobre quais a políticas públicas que temos em nossos Estados e em nossos municípios, a ocupação das praças, sobre a Cooperativa Cearense de Teatro, sobre editais, sobre a circulação dos espetáculos e mapeamento dos grupos.
Conseguimos ainda a presença de três gestores públicos, dois do Ministério da Cultura
(a assessora da Secretaria Executiva do Ministério, Alexandra Costa, ela trabalha diretamente com Gustavo Vidigal, aquele que participou do nosso 4° Encontro da Rede em SP e um Consultor do Ministério), além de uma gestora da Secretaria da Cultura do Estado.
Na volta do Festival fizemos mais um reunião sobre 4 rodas. Isso é que é ser itinerante. (rsrsrsr)
E hj teremos a leitura da Carta de Arneiroz, na Praça do BNB e convidados muitos que não estiveram nos Inhamuns.
Abraçosss
Vanéssia Gomes
Teatro de Caretas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário