Carta da RBTR ao MINC/ FUNARTE

Ao Ministério da Cultura


Ministro Juca Ferreira

À Fundação Nacional de Arte

Presidente Sérgio Mamberti

À Diretoria de Artes Cênicas

Diretor Marcelo Bones



Prezados Senhores,



A Rede Brasileira de Teatro de Rua, criada em março de 2007, em Salvador/Bahia, é um espaço físico e virtual de organização horizontal, sem hierarquia, democrático e inclusivo, presente em todos os estados brasileiros. Todos os artistas-trabalhadores, grupos de rua e afins pertencentes a RBTR podem e devem ser seus articuladores para, assim, ampliar e capilarizar, cada vez mais, suas ações e pensamentos.

A RBTR reafirma sua missão de:

• Contribuir para o desenvolvimento do fazer teatral de rua no Brasil e na América Latina;

• Lutar por políticas públicas culturais com investimento direto do Estado, por meio de fundos públicos de cultura, garantindo assim o direito à produção e ao acesso aos bens culturais a todos os cidadãos brasileiros;

• Possibilitar as trocas de experiências artísticas entre os grupos de teatro da rede;

• Reafirmar a necessidade de uma nova ordem por um mundo socialmente justo e igualitário.

Mobilizados para a discussão e elaboração das diretrizes para a utilização do Fundo Setorial para o Circo, a Dança e o Teatro, encaminhamos ao Ministério da Cultura e à Fundação Nacional de Arte as seguintes propostas:



- Que no edital "Programação de Espaços Cênicos" seja aceita a proposta de Sedes Públicas com projetos de ocupação artística de espaços públicos abertos por grupos e coletivos de Teatro de Rua. Sedes Públicas são praças, parques e outros espaços abertos onde grupos atuam com freqüência realizando apresentações, ensaios, oficinas, reuniões e outras atividades teatrais.



- Que seja explicitado nos novos editais e que tenha condições igualitárias a modalidade: teatro em espaços públicos abertos



- Que seja revisto o valor destinado aos Produtores Independente/Empresas Produtoras em relação aos outros editais. Apoiamos a proporcionalidade de 3x1 (Núcleos com trabalhos continuados x Produtores Independentes/Empresas Produtoras).



- Que a Comissão de Seleção seja regionalizada como garantia de representação estadual, tendo a participação de pessoas conhecedoras dos aspectos culturais, dos grupos e das pessoas verdadeiramente comprometidas com o seu fazer para seleção dos projetos apresentados.



- Que os participantes das Comissões de Seleção sejam pessoas com conhecimento e atuação no teatro feito em espaços abertos e espaços fechados.



- Que o Fundo Setorial para o Circo, a Dança e o Teatro seja lançado na primeira quinzena de agosto de 2010 e que o total investido seja aumentado tendo em vista a abrangência destas três áreas. Conforme documento entregue ao Secretário Gustavo Vidigal, no dia 02 de junho de 2010, em Brasília.



O Teatro de Rua é um símbolo de resistência artística, comunicador e gerador de sentido, além de ser propositor de novas razões no uso dos espaços públicos abertos. Mais do que lícito, o teatro de rua presta um serviço imensurável ao desenvolvimento da cidadania, levando conhecimento, saber e entretenimento com acessibilidade gratuita para todas as classes sociais. Para além de uma expressão estética nosso ofício é impulsionado pelo sonho de uma sociedade mais justa e fraterna, pelo direito universal à cultura e à vida.



Agradecemos pela atenção dos senhores.



“A rua é sempre o firmamento de toda arte”

Ray Lima

29 julho de 2010



Rede Brasileira de Teatro de Rua – RBTR

www.teatroderuanobrasil.blogspot.com

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