Vanéssia Gomes - Grupo Teatro de Caretas - Fortaleza

Sou Vanéssia Gomes, de Fortaleza - Ceará. Sou atriz e socióloga. Atuo há 15 anos. Sou uma das fundadoras do Grupo Teatro de Caretas. Temos em nossa trajetória a busca por um teatro de olhar crítico/político sobre nossa sociedade contemporânea à luz das manifestações tradicionais populares. Desenvolvo pesquisas através da metodologia da pesquisa-ação, entre 1998 e 2004, realizei pesquisas junto à grupos tradicionais do nordeste (reisados, maracatus, cantadores, vaqueiros, religiosidade popular). Em 2005/2006 estive como pesquisadora da Fundação Carlos Chagas/SP (análise do impacto de um espetáculo de teatro de rua sobre violência sexual em comunidades da periferia de Fortaleza). Em 2007 realizei uma pesquisa sobre os procedimentos técnicos do método do Teatro do Oprimido junto ao CTO-Rio. Atualmente realizo uma pesquisa sobre teatro de rua. Vejam mais informações sobre o grupo http://www.teatrodecaretas.blogspot.com/ .

9 comentários:

  1. Olá Vanéssia, sou Adão Monteiro do Maranhão, nos encontramos em Angra no festival de teatro de Rua. Entramos em contato com vocês para o I Festival Matraca de teatro de rua que se realizará nos dias 18 - 21 de outubro, aqui em Sao Luis.
    Gostaria de receber informações de sua pesquisa-ação, minha monografia é sobre teatro de pesquisa na comunidade, pode ser??? bjus. espero que apareçam no festival!!!

    ResponderExcluir
  2. olá, vanessia,SOU DO MARANHÃO E RECENTEMENTE O NOSSO GOVERNO FOI TOMADO DE FORMA ARBITRÁRIA E DESUMANA, E GOATEI DA SINOPSE DA PEÇA, A FARSA D PÃO E CIRCO E GOSTARI QUE ,SE POSSIVEL ME ENVIASSE O TEXTO PARA LEITURA E MONTAGEM EM NOSSA CIDADE COMO PROTESTO...PRECISAMOS NOS MOBILIZAR CONTRA TODA A TIRANIA E SOBERBA DO PODER!

    Valberlúcio Pereira
    Ator e encenador popular;
    valberlucio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. goataria que mendace mais informaões em meu email Greyce_estela@hotmasil.com utimamente tenho tido verdadeira fascinação por teatro de rua tenho grande interece em me tornar uma artista nesse mundo maravilhoso agradeço

    ResponderExcluir
  4. ola Vanessia! Sou Silvia e trabalho na area da saude em fortaleza! conheci o teatro do oprimido a um tempo atras e atualmente gostaria de implantar nas comunidades q atuo, mas nao sei com quem posso conversar e formar esta parceria!
    Vc poderia entrar em contato e passar algumas dicas: siltina@oi.com.br

    ResponderExcluir
  5. olá Vanessa meu nome é mario, ja fiz alguns cursos de teatro, inclusive com Joca Andrade, e PAulo Ess, sou monitor de Teatro aqui na minha Cidade Caucaia, sou amador, mas esfoirçado e dedicado, procuro um grupoon de possa participar e cada vez mais melhorar minhas expressões, caso precise de alguem estou a disposição, meu imail é cacaconde_21@hotmail.com, meu telefone é. 85 87840557, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Olá Vanéssia, meu nome é Bruna, fiz cursos de teatro, inclusive cheguei a participar de um grupo de dramaturgia em Fortaleza. Caso haja possibilidade de alguma vaga ou curso com você, gostaria de ter a honra em participar.
    bruna-eli@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Ola Vanessia
    O livro Circo-um olhar poetico de minha autoria aborda com poesia e sutileza o universo
    circense.
    Abç pra ti.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. olá vanessa sou valdenor silva,gostaria muito de algumas ideias para levar a diante um grupo de teatro aqui em minha cidade,o mesmo foi abandonado pela diretora e quase que desapareceu queria que vc me ajudasse não tenho muitas noções de teatro,mas tenho muita força de vontade e coragem de levar adiante pois minha cidade prtecisa e os jovens anseiam.queria que me informasse algum site que posso fazer cursos!!um abraço meu email :valdenor_sv@hotmail.com

    ResponderExcluir